Hipertrofia - Método Pirâmide
- Canal do Personal
- Apr 11, 2017
- 2 min read
O método da pirâmide pode ser usado de duas maneiras diferentes, a crescente e a decrescente. Vamos falar um pouco sobre elas a seguir:
-Pirâmide Crescente
A pirâmide crescente consiste em aumentar a carga e diminuir o número de repetições ao longo da série. É comum ver a indicação deste método para ganhos de força ou como meio de se treinar com cargas altas.
Essa prática da pirâmide, sugere como preparação para o uso de cargas elevadas, por meio do aquecimento da musculatura, deixando ela apta para as séries finais onde se aumenta a carga.
Talvez, a aplicação mais recomendada da pirâmide seria como suporte didático, como por exemplo, pessoas que estejam treinando com repetições altas há muito tempo , e que por algum motivo, tem dificuldade em utilizar cargas elevadas. Nesse caso a pirâmide ajudaria no processo de evolução de carga.
-Pirâmide Decrescente
A pirâmide decrescente consiste em realizar poucas repetições com cargas elevadas, com progressiva redução da carga e aumento do número de repetições. As repetições serão executadas até a fadiga ou próximo dela. Essa metodologia é uma das que tem, o maior amparo da fisiologia.
Quando se utiliza cargas mais elevadas no começo da série, ocorre um aproveitamento do estado neural para fornecer estímulos tensionais. As séries seguintes, que tem características metabólicas, seriam iniciadas com maior estresse bioquímico, o que pode ter um efeito bem satisfatório para hipertrofia. É recomendado que se faça 3 á 4 séries de 6 á 20 repetições dependendo do estímulo (tensional ou metabólico) com intervalo de 1 á 3 minutos.
No vídeo acima o Personal Trainer Thiago Pereira aborda os dois métodos e fala sobre a eficácia de cada um. Confira o vídeo e bons treinos!
Comments