top of page

Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo

  • Canal do Personal
  • Apr 26, 2017
  • 2 min read

Como ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo? Parece difícil porque as principais vias que sinalizam a síntese proteica no músculo (Akt/mTOR) e a via que sinaliza a mobilização dos estoques energéticos (AMPK) são antagônicas, sendo que essa última é responsável pela inibição da mTOR.

como ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo

Sendo assim, também não se pode dissociar os efeitos do treinamento da dieta e do contexto hormonal, já que essas vias de sinalização podem ser influenciadas por esses três fatores.


Quando aumentamos as quantidades de carboidratos em conjunto com o treinamento resistido, estimula-se os principais hormônios anabólicos, insulina, testosterona, GH/IGF-1, que na célula muscular serão responsáveis pelo aumento da síntese de proteínas através da sinalização via Akt/mTOR.


Agora a via AMPK tem sua expressão aumentada durantes o exercício aeróbico e quando o estoque energético é baixo (baixo estoque de glicogênio), como em uma dieta com baixo carbo ou até mesmo zero carbo.


Quando escolhemos a metodologia de treinamento e dieta, também escolhemos qual via de sinalização otimizar, priorizando o ganho de massa muscular (Akt/mTOR) ou a perda de gordura (AMPK). As duas coisas ao mesmo tempo acontecem com mais facilidade durante o uso de esteróides anabolizantes, porque mesmo que a dieta e o treinamento em uma fase de cutting aumentem a expressão da AMPK, os esteróides anabolizantes aumentarão fortemente a expressão da via Akt/mTOR, bem como a inibição do fator de transcrição FOXO, responsável pela perda de massa muscular, aumentando a degradação de proteínas.


O catabolismo muscular durante o uso de esteroides em uma dieta restrita é difícil de acontecer, e é também por esse motivo que o catabolismo pós-ciclo de esteroides (ou ao reduzir muito as doses) é potencializado, pois leva a uma grande diminuição da expressão da via Akt/mTOR, e consequente aumento da expressão de FOXO.


E para pessoas que não utilizam esteróides, isso é possível?


SIM, os estudos mostram que com uma dieta hiperproteica, de 1,6gr -2,0gr de proteína por quilo corporal, associado à diminuição do carboidrato faz com que o indivíduo perca gordura e ganhe massa muscular ao mesmo tempo.


Isso acontece porque pra ocorrer a hipertrofia muscular é necessário que a síntese de proteínas supere a degradação no músculo. Manter este balanço crônico irá aumentar o tamanho das fibras musculares.


Quando você treina ocorre elevação da síntese proteica e redução da degradação no músculo que foi estimulado, durando em torno de 48 horas. Ao ingerir proteinas após o treino a elevação da síntese proteica é potencializada em torno de 3 a 4 horas gerando um pico.


O aminoácido Leucina é capaz de ativar a proteína mTOR que eleva a síntese de proteínas.Portanto, a função na ingestão de proteínas é estimular ao máximo a síntese proteica no músculo treinado após a sessão. Doses de 20 a 30g pra um indivíduo com 80 kg já são suficientes para isso. Aumentar a dose não garante mais resultados pois o excesso aumenta a oxidação de aminoácidos e eliminação na urina na forma ureia.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page