Hipertrofia - Método de Repetições parciais
- Canal do Personal
- Apr 18, 2017
- 1 min read
O método de repetições parciais consiste em realizar contrações curtas (estáticas ou dinâmicas) e em seguida prosseguir com o movimento completo.
Quando se inicia o exercício o recrutamento de unidades motoras fica restrito, principalmente as fibras de contração lenta, para depois serem recrutadas as fibras de contração rápida. Mas, quando ocorre a contração muscular em condições de hipóxia (diminuição de oxigênio) e acidose as fibras de rápida contração é que são preferencialmente ativadas.
Sendo assim, quando se aplica movimentos curtos (isométricos ou dinâmicos) restingindo o fluxo de sangue, ocorre uma diminuição da oferta de oxigênio, que vai ativar as fibras de contração rápida logo no começo do exercício. Tudo isso, vai gerar um maior estresse metabólico e maior concentração de metabólitos, potencializando os ganhos de massa muscular (hipertrofia). É recomendado que se faça 2 á 3 séries de 10 á 15 repetições com intervalo de 30 segundos á 1 minuto.
No vídeo acima o Personal Trainer Thiago Pereira mostra na prática o método e aborda algumas questões sobre o mesmo, assista e confira!
Komentarai