Exercícios Isométricos
- CANAL DO PERSONAL
- Mar 9, 2016
- 2 min read
Existem muitos métodos de treinamento de força, e cada um com a sua particularidade.
Toda metodologia de treinamento de força, tem como principal objetivo, o aumento da taxa de produção de força, porém com focos diferentes.
Tem indivíduos que visam a força para alcançar uma maior hipertrofia, outros melhora da potência e outros com foco em reabilitação ou apenas estética.
A ISOMETRIA ou EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS se refere à posição em que a fibra se encontra durante a contração muscular, sendo que neste método de treino, a fibra muscular permanece com o mesmo comprimento durante toda a execução do movimento.
Os exercícios isométricos não são apenas utilizados no esporte e na reabilitação. Essa estratégia pode ser adotada para pessoas que visam a hipertrofia muscular, desde que sejam respeitadas a periodização.
Por exemplo , imagine uma pessoa fazendo a cadeira extensora, no momento da falha, ou seja, quando ela não suportar mais alongar e contrair a musculatura, ela pode sustentar a carga com os joelhos estendidos, aumentando assim o esforço local, podendo ter um maior rompimentos de fibras , proporcionando uma maior hipertrofia. ( Claro, quando se tem uma boa alimentação e descanso adequado).
Por não haver alterações no comprimento das fibras musculares quando se realiza exercícios isométricos, é necessário que ele seja executado em diversos ângulos, para que se possa alcançar e recrutar o maior número de fibras possíveis.
Os autores Sewell e Micheli (1984), realizaram um treinamento de nove semanas, com 18 pessoas, o treino era realizado com sustentações de posição até a falha isométrica.
Com isso, houve um aumento médio de 42,9% na força isométrica, em exercícios de flexão e extensão do joelho, e também flexão e extensão de ombros, enquanto o controle muscular aumentou em média 9,5% nesse mesmo grupo.
Vale ressaltar que o treinamento isométrico não é vantajoso para todo mundo, pois ele melhora apenas determinadas qualidades físicas, e pode ser usado como base para as demais.
Por exemplo, para pessoas hipertensas ou com problemas de coração, não é recomendado exercícios isométricos, pelo fato de elevar e muito a pressão arterial.
(AH, e não é nenhum pouco recomendado que se faça igual o jovem do vídeo acima, ta ok?!?! rs)
Procure sempre bons profissionais para te orientar e Bom Treino!
Lembrando sempre que a boa orientação faz a diferença!
Referências:
SEWELL, L.; MICHELI, L. Strength development in children. Paper presented to the American College of Sports Medicine, San Diego, CA. 1984.