Dor no Tibial anterior - Canelite!
- Canal do Personal
- Jan 28, 2016
- 2 min read

O tibial anterior é uma musculatura que esta envolvida em quase todos movimentos dos membros inferiores, como caminhadas, corridas e saltos, e muitas vezes ela não recebe a atenção e os cuidados que deveria, em questões de fortalecimento muscular para melhora de desempenho físico e prevenção de lesões e até na recuperação pós lesões e/ou traumas.
A tíbia é o principal osso acometido pelas fraturas por estresse, com incidência de aproximadamente 50% dos casos, sendo os corredores os principais acometidos pela fratura por estresse de tíbia. Estudos epidemiológicos demonstram que esse tipo de lesão, prevalece em pessoas que praticam esporte com impacto repetitivo, como corridas, saltos e danças (BENNELL et al., 1996).
As fraturas por estresse são fraturas parciais ocorridas em conseqüência de uma sobrecarga de exercícios repetitivos, com a mesma intensidade e no mesmo local, promovendo pequenas fraturas, que são denominadas microfraturas ou microtraumas. Se o estresse for excessivamente mantido nesse mesmo osso, as microfraturas podem evoluir para uma fratura completa (CANAVAN, 2001).
As mulheres tem que tomar ainda mais cuidado, pois, elas são mais acometidas pelas fraturas por estresse de tíbia do que os homens, devido à chamada “tríade da atleta feminina”, que envolve um desequilíbrio alimentar como a (bulimia ou anorexia), amenorreia (ciclo menstrual ausente) e osteoporose (osso poroso/deficiência na massa óssea ). Estas características estão relacionadas aos esportes de longa duração onde a restrição alimentar combinada com o excesso de treinamento, podem promover uma descompensação na massa óssea em lugares específicos, onde as chances de ocorrer esse tipo de fratura é maior.
A causa da fratura por estresse é multifatorial, podendo ocorrer por mal planejamento das intensidades aplicadas nos treinamentos, forças repetidas exercidas pelos músculos sobre os ossos, dimensões ósseas, sexo, alimentação, fatores hormonais e anatômicos, como pé hiperpronado e discrepância de membros inferiores.
A atividade muscular têm a importante função de absorver o estresse mecânico, liberando a energia para o osso de forma gradativa. O trabalho de força e resistência do tibial anterior oferece uma melhor base muscular e reduz o surgimento da fadiga nessa região. O fortalecimento da musculatura tibial anterior é de grande importância para melhora do condicionamento e resistência muscular, para aprimoramento do gesto esportivo, aumento da carga de corrida, potencializa o treino em terrenos irregulares e previne fraturas e lesões na tíbia.
Procure sempre um bom profissional de Educação Física para te orientar, planejar e estruturar o seu treino físico , e um bom Nutricionista para adequar e elaborar a sua dieta!
Lembrando sempre que a boa orientação faz a diferença!
Referências: BENNELL, K. L., MALCOLM, S. A., THOMAS, S. A. et al, Risk factors for stress fractures in track and field athletes, A twelve-mouth prospective study, Am J Sports Med. 1996; 24: 810-8.
CANAVAN, P. K., Reabilitação em medicina esportiva – Um guia abrangente, São Paulo, Editora Manole, 2001.
Comments