Musculação emagrece?
- Canal do Personal
- Oct 27, 2015
- 2 min read

O treinamento de força (musculação) é uma excelente estratégia para o emagrecimento, viabilizando tanto a prevenção, quanto o tratamento de várias doenças sistêmicas ou não. De uma forma global, ao deixarmos de lado os objetivos atléticos, observa-se que há um grande número de pessoas procurando as academias, visando a priori uma preparação física, pois, vem sendo pelos estudiosos cada vez mais indicado o treinamento de força, por que este, além de induzir o aumento de massa muscular, contribui para a aptidão física, melhora da capacidade metabólica, estimulando a redução da gordura corporal; aumento da densidade mineral óssea, leva a mudanças favoráveis na composição corporal; propiciam as adaptações cardiovasculares necessárias para os esforços curtos repetidos e relativamente intensos; e melhoram a flexibilidade e a coordenação, além de contribuir para evitar quedas em pessoas idosas (Santarém, 2012).
Os autores Fleck e Kraemer (2006) dizem que o treinamento de força vem contribuir de forma significativa para a redução da porcentagem de gordura corporal, já que há uma elevação do metabolismo devido aumento da massa muscular, já que com isso, há um aumento no gasto energético consequente da oxidação de calorias. Para entender melhor sobre como acontece fisiologicamente o gasto calórico e o emagrecimento, deve-se ater a quais mecanismos levam a tais resultados metabólicos, por tanto, é necessário entender, que só “há três formas de se gastar calorias: As calorias utilizadas no metabolismo basal; As calorias necessárias para digerir alimentos; E as calorias consumidas na contração muscular”, e que ao mensurá-las, observa-se que o metabolismo basal é responsável por cerca de 70% do gasto calórico, devido fazer parte das calorias destinadas para manter as funções celulares de todo organismo, porém, fica nítido que elevando a taxa de metabolismo basal, certamente elevar-se-á o gasto calórico e, com isso, contribuindo ainda mais para o emagrecimento (Santarém, 2012).
O exercício de força além de ter o gasto calórico e energético durante o exercício, a melhor parte ocorre durante as 24 ou até 48 horas pós exercício, pois, o organismo continua trabalhando para reestabelecer as funções fisiológicas ocorridas pelo estímulo do treinamento de força, com isso, há um maior gasto calórico em repouso atenuando o processo de emagrecimento. Claro que, esse processo vai ser muito mais eficaz com a associação de uma dieta balanceada.
Lembrando sempre que a boa orientação faz a diferença!
Referências: Fleck, S.J.; Kraemer, W.J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3ª edição. Porto Alegre: Editora Artmed. 2006. Santarém, J.M. Musculação em todas as idades: Comece a praticar antes que o seu médico recomende. Barueri. Manole. 2012.
Comments