Idosos e atividade física
- Canal do Personal
- Jul 21, 2015
- 1 min read

O envelhecimento é um processo natural do ser humano, e acarreta modificações em vários sistemas causando diminuição da força muscular, mudança na dinâmica do aparelho locomotor, redução do equilíbrio e da mobilidade, diminuição da acuidade visual e auditiva. Com o avanço da tecnologia na área da saúde e com o aumento da expectativa de vida, a população idosa tem aumentado consideravelmente no mundo todo.
A manutenção da capacidade funcional dos idosos é um dos fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida dessa população. A prática de atividades físicas é um importante meio para se alcançar esse objetivo, devendo ser estimulada na infância e ao longo da vida.
É interessante nessa faixa etária, priorizar o desenvolvimento da força muscular, e também a condição aeróbia, flexibilidade, equilíbrio, de acordo com as peculiaridades dessa população, proporcionando uma série de benefícios específicos à saúde biopsicossocial do idoso. Para tanto, se faz necessário compreender mais detalhadamente os fatores associados às práticas de atividades físicas, para elaborar estratégias específicas de intervenção promovendo a adesão dessa população à essas atividades, melhorando a qualidade de vida e a independência dos idosos.
Lembrando sempre que a boa orientação faz a diferença!
FONTE: Motriz, Rio Claro, v.16 n.4, p.1024-1032, out./dez. 2010
PARA VER O ARTIGO NA ÍNTEGRA ACESSE NOSSOS ARTIGOS!
Comments