Método Repetições Forçadas
- Canal do Personal
- May 2, 2017
- 2 min read
Nesse método de repetições forçadas, o praticante executa o movimento até que ocorra a falha concêntrica momentanêa. Depois que acontece a falha, o professor auxilia na fase concêntrica do movimento mantendo a cadência naturalmente, e deixa o praticante executar a fase excêntrica sozinho. Essa ajuda só deve ocorrer nos momentos que a falha concêntrica ocorrer, a partir daí, acontece o auxílio com a força necessária, para que o movimento prossiga naturalmente. Se não for assim, o método não intensificará o exercício, podendo ainda diminuir a sua eficácia.
Durante a fase excêntrica do movimento, a capacidade do músculo suportar cargas elevadas é maior, e isso ocorre com uma certa facilidade, mesmo com uma menor quantidade de unidades motoras sendo ativadas.
Quando se utiliza esse auxílio na fase concêntrica o exercício se estende por mais tempo, ainda que não haja mais possibilidade de exercer o movimeno completo na fase concêntrica, isso irá proporcionar uma maior tensão e maiores estímulos ao músculo.
Já a fase excêntrica, além de proporcionar maior tensão, promove também outras alterações fisiológicas como acúmulo de metabólitos e maiores rompimentos de fibras. Nesse sentido, é interessante utilizar cargas elevadas e períodos mais longos de intervalos nesse método, aproveitando o máximo componente tensional, já que ocorre baixo impacto nos parâmentros metabólicos.
É recomendado que se faça 2 á 3 séries de 6 á 10 repetições com intervalo de 1 á 2 minutos.
Esse método por ser muito intenso, permite uma maior desintegração das pontes cruzadas de miosina e de actina (componentes internos das fibras musculares), aumenta também o desgaste muscular e o aporte de sangue local, propiciando um ambiente muito anabólico.
No vídeo acima o Personal Trainer Thiago Pereira mostra na prática o método e aborda as questões fisiológicas implícitas no mesmo.
Commentaires