Condromalacia patelar - Dor no joelho
- Canal do Personal
- Jan 23, 2016
- 2 min read

A síndrome da dor patelofemoral é freqüentemente encontrada em pessoas fisicamente ativas, cerca de 10% dos atendimentos em clínicas de lesões esportivas são decorrentes disso. O termo síndrome da dor patelofemoral é empregado, preferencialmente, em condições múltiplas associadas a dor patelofemoral. A dor na região anterior do joelho é uma condição muito comum, e pode ocorrer por várias causas.
A cartilagem hialina é um tecido especializado em resistir a forças de compressão, sendo sua função principal a de facilitar o movimento entre as superfícies articulares. Mas, tem que se tomar um certo cuidado, pois a cartilagem hialina pode ser facilmente danificada pelas forças de tensão, tendo uma capacidade de regeneração limitada e estando freqüentemente envolvida em traumas, patologias inflamatórias e degenerativas. As alterações da cartilagem hialina tendem a evoluir e podem rapidamente levar à inaptidão funcional da articulação. A superfície articular da patela e a superfície articular contígua dos côndilos femurais podem ser prejudicadas por alterações degenerativas da cartilagem articular por um longo período de tempo.
A condromalacia, dentre outras patologias, é uma das causas da dor patelofemoral. A reclamação mais importante de pacientes com a síndrome patelofemoral é a dor retropatelar durante atividades como correr, agachar, subir e descer degraus, andar de bicicleta e ao saltar. Uma vez iniciado esse processo patológico, que freqüentemente se torna um problema crônico, o indivíduo é forçado a parar com a prática esportiva e outras atividades.
A condromalacia é produzida pela ação compressiva anormal repetida vezes sobre a cartilagem articular. Sendo uma das patologias degenerativas que mais acometem o joelho, é também conhecida como"joelho de corredor", que é caracterizada por dor, edema e crepitação retropatelar (desconfortável sensação rangedora), assim como por um aumento da sensibilidade local que está associada ao desequilíbrio funcional do músculo quadríceps femural, especialmente com a atrofia do músculo vasto medial, e com o encurtamento do trato iliotibial.
É interessante fazer exercícios de cadeia cinética fechada como por exemplo ( agachamento e leg press) em amplitudes completas, pois ângulos menores há maior compressão patelofemoral. ( Se doer com amplitudes completas, faça amplitudes até o limite da dor e evolua essa amplitude aos poucos).
Já os exercícios de cadeia cinética aberta como a ( cadeira extensora) tem que se tomar cuidado, pois ocorre maior tensão no ligamento cruzado anterior e maior compressão patelofemoral.
Para afirmar isso, Signorile (1994) fez uma comparação dos exercícios de extensão do joelho e o agachamento, através da eletromiografia e observou maior compressão patelofemoral na extensora, sendo o agachamento mais indicado para tal situação.
Procure sempre um bom profissional de Educação Física e bom Treino!
Lembrando sempre que a boa orientação faz a diferença!
Referência: Signorile J F, Weber B, Roll B, Caruso J F. An Electromyographical Comparison of the squat and Knee Extension Exercises. J Strenght Cond Res. 1994 8(3):178-83.
#condromalácia #condromalacia patelar #patela #condropatia patelar #condromalácia patelar #condromalacia patelar tem cura #condromalácia patelar tratamento
Comments