Hiperlordose lombar em crianças e adolescentes de uma escola privada no Sul do Brasil: ocorrência e
- Canal do Personal
- Sep 11, 2015
- 1 min read

O estudo da postura corporal e de suas relações com a aptidão física osteomuscular em crianças e jovens pode fornecer subsídios importantes para os profissionais da área da saúde, além de possibilitar uma melhor estruturação de seus programas de exercício físico. A investigação da ocorrência de alterações posturais, como a hiperlordose, bem como das variáveis que podem se relacionar a essas condições, permite a detecção precoce de possíveis alterações e a adoção de estratégias preventivas.
Nas fases da infância e da adolescência, ocorre a aceleração do crescimento e, sabendo-se que as variações de postura estão também associadas aos estágios de crescimento, esses períodos são importantes para intervenções e diminuição das condições predisponentes ao aparecimento dos problemas posturais, como a hiperlordose, hipercifose e escoliose, por exemplo.
A diminuição nos níveis de aptidão física, em especial da força muscular no entorno da coluna lombar, seria uma possível causa para a hiperlordose lombar. Os autores Murata et al. verificaram, em estudo secular, aumento da curvatura lombar de jovens e a diminuição da força muscular de tronco.
Outro autor chamado Magee, retrata que a má postura é atribuída a fatores posicionais e estruturais. Dentre os fatores posicionais, o autor refere que, para a manutenção da postura correta, há a necessidade de músculos fortes, flexíveis e facilmente adaptáveis à alteração do ambiente. Segundo Nahas, os níveis satisfatórios de força muscular e de flexibilidade auxiliam na boa postura prevenindo ou ao menos minimizando graves desvios posturais.
Lembrando sempre que a boa orientação faz a diferença!
FONTE: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(4):781-788, abr, 2012.
Comments