top of page

Escoliose -Redução da dor crônica associada à escoliose não estrutural em universitárias submetidas

  • Canal do Personal
  • Sep 2, 2015
  • 2 min read

escoliose como tratar

Em algum momento da vida 70 a 85% das pessoas sofrerão de dores nas costas. A dor possui um papel de alerta para comunicar ao organismo que algo está errado, e se tratando de uma dor crônica, ela gera no organismo um estresse e até mesmo, uma incapacidade física. Uma das causas de dores na coluna vertebral são os problemas posturais que podem gerar desde desconfortos relativamente leves até lesões mais graves, como as doenças osteoarticulares. A escoliose é uma das deformidades da coluna que se apresenta como um desvio lateral (EVANS, 2003).

De acordo com sua etiologia, pode ser classificada em estrutural e não estrutural. A escoliose estrutural pode ser idiopática (sem causa aparente), neuromuscular e osteopática. A escoliose não estrutural pode ser causada pela assimetria de membros inferiores, espasmos ou dor muscular da coluna vertebral por compressão de raiz nervosa ou outra lesão na coluna, e ainda pelos maus hábitos posturais (BONORINO; BORIN; SILVA, 2007).


Almeida e Jabur (2006) relatam que é necessário exercitar-se quando se sofre de dor crônica, pois o exercício pode diminuir problemas como músculos encurtados, perda de mobilidade articular e fraqueza, que contribuem para a dor e prevenir as complicações musculoesqueléticas secundárias da dor, como a fraqueza (astenia). O tratamento da dor crônica é dirigido à fonte de dor e a qualquer deficiência ou limitações funcionais musculoesqueléticas, bem como a qualquer problema que podem ser prevenidos, identificados durante o processo de avaliação. O alongamento, portanto, tem sido usado para diminuir a dor e a tensão muscular.

O método Pilates consiste na realização de exercícios físicos, que utiliza a gravidade e recursos mecanoterapêuticos como as molas, que atuam como resistência durante a execução do movimento, como também no auxílio do próprio movimento (RODRIGUES et al., 2010).


A literatura aponta que o método Pilates tem alguns benefícios que ajudam a prevenir lesões e proporcionar um alívio de dores crônicas. Dentre esses benefícios podemos citar: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a amplitude muscular, o alinhamento postural, melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora (SACCO et al., 2005). Lembrando sempre que a boa orientação faz a diferença.


Fonte: Motriz, Rio Claro, v.16 n.4 p.958-966, out./dez. 2010



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page